Sê gentil com os teus pais, também é a primeira vez deles a viver

É sempre importante lembrarmo-nos disto: todos nós já fomos crianças.

E provavelmente, todos nós crescemos com dores, medos, inseguranças e preocupações que, de uma forma ou de outra, moldaram quem somos hoje.

E é essencial para a nossa paz e para a nossa maturidade emocional, que olhemos para os nossos pais com essa mesma lente.

Antes de terem sido pais, eles também foram crianças.

Crianças que talvez não tiveram o colo, o apoio ou a orientação de que precisavam. Crianças que muitas vezes, aprenderam a sobreviver e não podem brincar.

Será que eles cresceram num ambiente austero, onde demonstrar sentimentos era perigoso?
Será que sentiram medo, solidão ou instabilidade no lar?
Será que lhes faltou carinho, validação ou palavras de incentivo?
Será que foram crianças que ouviram mais críticas do que abraços?
Será que aprenderam a calar a dor porque ninguém lhes ensinou outra forma de a expressar?

Quando criticamos os nossos pais, mesmo que com razão, é importante lembrar que também estamos a tocar numa parte de nós. Afinal somos o resultado da sua união.

A nossa vida começou na semente de cada um deles, por isso somos metade de cada um.

E quando fazemos este movimento de compreensão, não ignorando e não justificando, mas reconhecendo a humanidade em cada um de nós, a serenidade pode instalar-se, cessando o conflito interno.

Os nossos pais também um dia foram crianças.

Todos estamos a viver esta vida pela primeira vez.

E de vez em quando, até para o nosso próprio bem. É importante lembrarmo-nos disso.

Picture of Daniel Azevedo

Daniel Azevedo