A parentificação acontece, quando os filhos passam a cuidar dos irmãos ou dos pais.
Uma inversão de papéis que frequentemente acontece, de geração em geração e que não é notada.
Uma função muitas vezes que o irmão mais velho acaba por assumir, na presença dos irmãos mais novos.
Quanto maior a diferença de idades, maior a tendência à parentificação.
A criança vê-se assim, obrigada a crescer antes do tempo, quer mental, quer emocionalmente.
Fazendo com que com isso, perca também um pouco da sua criança e um pouco da sua inocência.
Aprende cedo o sentimento de responsabilidade e perde rapidamente a sua infância.
Ao crescer e porque foi habituado a tal, sente-se também obrigado a cuidar dos Pais.
Tudo isso faz com que os outros se tornem prioridade, deixando de cuidar da sua própria vida e das suas prioridades.
O caminho de cura acontece quando existe este reconhecimento do peso carregado.
Mas libertando os pesos e responsabilidade que não são seus.
Curar não é abandonar a família, mas colocar tudo no seu devido lugar.
O que é meu é meu, o que não é eu posso devolver.
E tu és ou conheces algum destes casos?